-Terceiro ato contra as injustiças da Copa “Se não tiver transporte não vai ter copa!”
Na próxima quinta-feira acontecerá o terceiro ato contra as injustiças da Copa, que terá como tema “Se não tiver transporte não vai ter copa!”. A Copa do Mundo da FIFA tem despertado grande indignação por todo o país. Enquanto mais de 30 bilhões dos cofres públicos foram investidos na Copa, diversas areas sociais são deixadas de lado, como educação, saúde, transporte, moradia, etc. Os dois ultimos atos foram duramente reprimidos pelos governos, na tentativa de intimidar todos aqueles que são contrarios a essas injustiças. Queremos nessa assembleia debater os atos e as lutas contra as injustiças da Copa e nos organizarmos para participar do ato de quinta-feira, dia 13/03, às 18h no Largo da Batata.
-Projeto da instalação de cameras na FFLCH
A reitoria e a direção da FFLCH querem instalar câmeras de segurança em todos os prédios da faculdade, e isso sem qualquer consulta aos estudantes – de novo, não podemos participar das decisões na USP!
Com o argumento de garantir mais segurança, esse projeto de vigilância já se provou ineficiente em todas as vezes que foi aplicado. E foi exatamente assim quando a reitoria assinou o convênio com a PM. Agora, por trás desse argumento, querem manter os espaços estudantis e os próprios estudantes o tempo todo sob seus olhos. Sabemos que essas gravações não vão servir pra nos ajudar: nos casos de violência contra a mulher, por exemplo, em que tentamos buscar as imagens das câmeras que já existem, nos foi negado o acesso. A mesma coisa quando precisamos provar que os estudantes de filosofia que foram presos no ano passado não estavam na reitoria. Como num programa do Big Brother ou no livro de George Orwell – e com o mesmo argumento de “quem não deve, não teme”! –, querem acompanhar cada passo do movimento estudantil, das festas, das reuniões, dos nossos hábitos… para saber o que fazemos e usarem isso como quiserem.
E esse projeto vem, ainda por cima, num momento em que a reitoria acaba de anunciar que não vai renovar várias bolsas estudantis, além das que já foram cortadas. Não tem dinheiro pra assistência estudantil, pra pesquisa, pra contratação de professores e funcionários, mas tem pra comprar tecnologia de vigilância pra FFLCH inteira!
Não perca:
19/03 Assembleia dos estudantes da FFLCH para debater esses temas!
ATO na Congregação da FFLCH – vamos fazer um barulho na Congregação pra impedir a instalação de câmeras e também pra garantir que os burocratas não boicotem nossa representação discente por mais uma vez!!!”
-Definição da data das eleições do centro acadêmico de história
No ano passado passamos por uma importante greve em nossa Universidade. Por conta disso, não aconteceram as eleições de gestão para o centro acadêmico de história (que em geral ocorrem no final do ano). Nessa assembleia debateremos a data das próximas eleições, e elegeremos uma comissão eleitoral, que ficará responsável por divulgar todo o processo eleitoral.