Ata do CCA da FFLCH – 28/03

CCA FFLCH, 28 de março. CAs presentes: CAF, CAELL, CeUPES, CAHIS, CEGE

 

Pautas:

  1. Eleições de RDs da FFLCH e Congregação
  2. Questão da instalação das câmeras de vigilância na FFLCH
  3. Assembleia geral (ou da FFLCH)

Informes:

– Comissão de discussão sobre a instalação de câmeras já formada na última congregação da FFLCH por um funcionário, um professor e um estudante da pós graduação. Propostas dos estudantes a serem tiradas até dia 02 de abril.

-Convite do CEGE: política de aliança com o acampamento do MST de Itapevi, sessão de cinema no sábado, encontrar no bandejão às 15h para concentração de ida ao assentamento.

-Eleições do DCE: pedido de doação para a organização das eleições do DCE, que ocorrerão em 8, 9 e 10 de abril. Foi tirado em CCA geral que a comissão gestora do DCE vai organizar as eleições do DCE e quaisquer outras necessidades que surgissem para executar a cargo da comissão gestora do DCE.

-Leitura do relato da estudante Gabriela sobre agressão à travesti do curso de Filosofia no Espaço Verde a ser assinada pelo CCA da FFLCH. Moção de repúdio assinada pelo CCA da FFLCH a ser anexada à carta de relato e assinatura de apoio ao relato da estudante pelos CAs: todos os CAS assinam. Pedido de que os CAs divulguem nas bases dos cursos a denúncia da estudante.

-Agressão de um segurança a um morador do CRUSP, proposta de fortalecimento de uma comissão de acesso e permanência da FFLCH. Proposta de reunião da Comissão de Acesso e Permanência da FFLCH no mesmo dia da comissão de permanência do CEGE (CEGE se compromete a enviar a data). Proposta de pauta para a próxima reunião de acesso e permanência: questão de que na eleição da nova gestão do AMOR CRUSP os calouros estão impedidos de votar.

-Caso de agressão à estudante, no fim do ano passado, à estudante Suzane, da História. Campanha empreendida pelo coletivo feminista de ajuda financeira para o tratamento de fisioterapia da estudante. Porém houve um caso de roubo de parte do dinheiro arrecadado envolvendo estudantes que participam da Bateria Manda Chuva, da atlética da FFLCH. Alguns CAs pressionaram a bateria com notas de repúdio. CAs já aprovaram em reuniões que só convida a Manda Chuva para tocar numa festa se a Atlética e a Bateria soltarem uma nota explicativa. Redação de uma nota assinada pelo CCA da FFLCH em caráter de denúncia e com pedindo posicionamento político e pedido de providências para a Atlética e da Manda Chuva (Nota a ser redigida por mulheres, CAELL envia a nota para o email dos CAs para as possíveis alterações – até segunda-feira).

Pautas:

Eleição de RDs: Proposta do CAF: junto com as eleições para DCE. Que os RDs da Congregação, uma vez que se trata da representação de cada curso, sejam eleitos segundo os critérios de cada deliberação de curso (assembléia, votos em urna por chapa, reunião aberta…), sendo feita em reunião aberta ou assembleia, fazer ata da reunião e da assembléia com numero de votos contabilizados em ata. Já os RDs para as comissões da FFLCH, eleições por voto proporcional em chapa.

Acordo consensual com a estrutura das eleições. Abstenção do CEGE.

Segunda a sexta da próxima semana: inscrições de chapas para os RDs da FFLCH.

Acordo consensual com a data: semana que vem abertura de chamada para inscrição de chapas, a partir de terça-feira e eleições em 8, 9 e 10 de abril.

(CAF publica o regimento alterado a partir de segunda-feira na lista de e-mails, os CAs se comprometem a ler o regimento até segunda-feira a noite e divulgar o regimento nas bases do curso o mais amplamente possível – indicação de divulgar na pós-graduação a data das eleições para que as eleições corram afinadas em conjunto com o processo da pós-graduação).

-Enviar o edital de inscrição de chapa no e-mail institucional dos alunos matriculados – pedido para a assistência acadêmica de divulgação nos emails institucionais (CAF).

-Questão das câmeras: proposta do CAF: levar para a comissão formada pela congregação – plenária que garanta a participação dos funcionários e dos funcionários terceirizados no processo de discussão sobre a instalação de câmeras nos prédios da FFLCH. Portanto, a realização de uma plenária de discussão dos três setores e um plebiscito deliberativo, com voto universal, participação dos três setores e com participação dos funcionários terceirizados. S

Sendo assim, divulgação ampla entre os funcionários terceirizados para a participação em voto dos funcionários. (abstenção do CEGE na realização do plebiscito – acordo dos demais CAs)

-Email para o professor Manuel Andrade da Geografia (CEGE): os estudantes, em reunião, julgam a necessidade de participação no processo deliberativo sobre a instalação de câmeras nos prédios da FFLCH  e discutiram a realização de um plebiscito que só faria sentido com a participação dos funcionários terceirizados em tal processo, assim como os CAs discutiram uma proposta de plenária de discussão das três categorias. Bem como perguntar o horário da reunião da comissão no dia 31, reinvindicando que esta primeira reunião seja apenas informativa.

-Campanha conjunta dos CAs da FFLCH contra a instalação das câmeras nos prédios da unidade, com reuniões de discussão e qualificação da pauta, debates sobre repressão, debate sobre a própria questão das câmeras. Fica o compromisso em geral de articulação de uma campanha conjunta.

-Assembleia da FFLCH em 03 de março – divulgação ampla para todos os cursos, especialmente a EACH, com convite de participação de voz e voto de outros cursos, dado que assembléia geral não foi convocada pela comissão gestora do DCE.

CeUPES faz o cartaz de divulgação da assembléia e se compromete a enviar até domingo para o e-mail.

CAF escreve o email de convite aos CAs para a assembléia e se compromete a enviar até domingo.