Primeira Reunião do Centro Acadêmico de História!

 

Bem vindxs! 2014 está apenas começando, e queremos convidar a todxs, calourxs e veteranxs, para algumas discussões importantes que já estão rolando. Todas as terças acontecem as reuniões do centro acadêmico de história, às 18h na salinha do CAHIS, dentro do espaço aquário. Queremos apresentar um pouco das pautas dessa primeira reunião:

-Projeto da Diretoria da FFLCH de instalação de câmeras nos prédios e o corte do orçamento no departamento de história e em toda usp implementado pela nova reitoria.

A universidade passa por um processo cada vez maior de restrição de seu espaço – que deveria ser público. Temos muros no entorno, catracas em alguns prédios, etc. Na FFLCH não possuímos catracas, porém a Faculdade pretende instalar em breve câmeras em todos os prédios. Pode parecer inicialmente que essa medida diz respeito apenas à “segurança”, no entanto é muito questionável todas as medidas de segurança que a universidade implementa. Isso porque existem diversos locais bastante inseguros na universidade que não possuem iluminação ou câmeras. Tanto funcionários quanto estudantes têm observado problemas com relação a essa medida, pois isso seria uma forma de controle mais efetivo dos trabalhadores em seus lugares de trabalho, e também uma forma de controlar as ações dos alunos, como por exemplo, inibir que estudantes organizem piquetes, que são instrumentos fundamentais para se garantir uma greve sem que os estudantes sejam prejudicados.

Outra questão fundamental a ser debatida diz respeito ao corte orçamentário implementado pelo novo reitor. Estão suspensas as contratações de funcionários e docentes, e o início de obras até serem feitas novas avaliações do orçamento da usp.

 

– Atos contra as injustiças da copa do mundo e o ato do dia 8 de março, dia de luta da mulher.

2014 já começou com importantes mobilizações contra as injustiças da copa do mundo e exigindo melhorias em diversas áreas sociais como educação, moradia, transporte, etc. No dia 24 de janeiro aconteceu o primeiro ato que resultou em forte repressão, com Fabrício sendo baleado pela polícia. Nesse último fim de semana ocorreu o segundo ato contra as injustiças da Copa, que tinha como tema central a reivindicação por melhorias na educação. Cerca de 2000 manifestantes compunham o ato, enquanto o efetivo policial dos governos contava com 2300 policiais. Em menos de uma hora de ato um batalhão cercou aleatoriamente diversos manifestantes, e usou de violência para detê-los e levá-los para as delegacias. A própria policia admite que prendeu os manifestantes para “averiguação” pois segundo o coronel da PM o “serviço de inteligência notou que eles partiriam para atitudes violentas. Tínhamos informações de uma iminente probabilidade de quebra da ordem.”

Os governos tem colocado a polícia para agir de maneira truculenta nos diversos protestos pelo Brasil todo, na tentativa de nos intimidar de ir às ruas protestar contra gastos excepcionais feitos com dinheiro público, enquanto a maior parte da população tem uma educação sucateada, tem que sofrer com o caos do transporte público, não tem acesso a saúde de qualidade e sofre com a especulação imobiliária. Mas não vamos sair das ruas! Lutar não é crime!

Convidamos todxs a virem debater esses atos, assim como ajudar a construir o ato do dia 13/03 ” Se não tiver transporte não vai ter copa!” , e também o ato do dia 8 de março, dia de luta da mulher.

 

-Definição do dia da assembleia eleitoral para as eleições de gestão do centro acadêmico e de representantes discentes na Congregação da FFLCH.

Nesse início de ano teremos as eleições de gestão para o centro acadêmico de história. A data das eleições será definida em uma assembleia, assim como a comissão eleitoral. E entre os dias 24 e 26 de março acontecerão as eleições de representantes discentes na Congregação da FFLCH.

Calendário:

Terça-feira, dia 25/02

Reunião do CAHIS

Quarta-feira, dia 26/02

Reunião do coletivo feminista Maria Bonita

Às 18h, na sala do CAHIS

Centro Acadêmico de História Luiz Eduardo Merlino